Pré-Inscrição

4 anos

Nesta fase, as crianças são naturalmente curiosas e questionam-se frequentemente quanto aos “Como” e aos “Porquês” que acompanham a descoberta e absorção do mundo que as rodeia.

A sala dos 4 anos

É por isso que também nesta Sala o planeamento é realizado com as crianças, em função dos seus interesses individuais ou do grupo, mas passível de ser mudado a qualquer momento, sempre que surja outra questão ou curiosidade a despertar o seu interesse.

Acreditamos que as aprendizagens efectivas se realizam quando estão em sintonia com os reais interesses das crianças e quando elas participam activamente nelas, por isso, diariamente, temos um vasto leque de experiências / actividades disponíveis – propostas pelas crianças e pela Equipa da Sala – que poderão ser exploradas/realizadas com acompanhamento e orientação dos adultos da sala, ou de forma livre e independente.

Se espreitar pelas nossa janela de observação, deparar-se-á com uma sala em movimento na qual poderão estar:

– quatro crianças na Área dos Blocos a realizarem construções complexas em pequenos grupos, aprendendo e experienciando noções de espaço, trabalhando o raciocínio lógico e gerindo a difícil tarefa de estar em sociedade, enquanto constroem casas com três andares, um jardim zoológico ou uma cidade;

– cinco crianças na Área de Arte a fazerem plasticina na mesa pequena, a pintarem no cavalete e a fazerem desenhos, colagens, composições artísticas na mesa grande, com os materiais diversificados que têm à sua disposição, explorando a sua liberdade de expressão, a criatividade e, muitas vezes, exprimindo sentimentos através da arte;

– uma criança no Centro do Eu a observar as fotografias da sua família, ou nos miminhos com um peluche, ou, simplesmente, a observar a dinâmica da sala e os seus amigos, criando assim entendimento sobre o mundo que a rodeia e sobre si mesma;

– quatro ou cinco crianças a trabalharem em pequeno grupo com um dos adultos da sala num trabalho de projecto, num desafio lançado, num trabalho planeado em conjunto;

– duas crianças na Área da Natureza a observarem insectos com uma lupa, a realizarem experiências simples, a brincarem ao faz de conta com imagens de animais e sementes, consolidando conhecimentos que foram adquirindo ao longo do tempo e também despertando novas dúvidas e curiosidades dentro de si.

Como acreditamos que as aprendizagens se podem fazer fora das paredes da sala, é possível que nalguns momentos do dia as crianças estejam envolvidas em actividades na horta, ausentes numa saída ao meio envolvente, ou reunidas com as crianças da sala ao lado a trabalhar em equipa!