Pré-Inscrição

A Escola

Com instalações criadas de raiz, temos uma filosofia transparente no relacionamento com os Pais e um projecto educativo com um olhar atento e individualizado para com cada criança.

Mais do que esta ou aquela característica muito própria – e há, efectivamente, algumas – é o TODO que faz a diferença.

É conseguir reunir num projecto:

  • boas e adequadas instalações;
  • uma filosofia de “porta aberta” e transparência, com segurança;
  • um tipo de relacionamento com os pais em que parceria e comunicação são realidade diariamente;
  • uma excelente equipa, formada por pessoas diferentes, mas com objectivos comuns;
  • um projecto educativo exigente, com um respeito muito grande por estes primeiros anos de vida;
  • um curriculum estimulante e de qualidade;
  • um olhar atento e individualizado para cada criança.

O que nos diferencia?

Rácios (número de crianças por sala)

Porque sabemos que nestas idades as crianças precisam de muita atenção individualizada, e só assim é possível dar a cada criança a atenção que achamos que ela merece. O quadro comparativo das capacidades legalmente permitidas para cada uma das idades e aquelas que nós praticamos e garantimos fala por si:

Número de crianças por sala
Máximo Legal* Tutor T
Até à aquisição da marcha 10 5
Da aquisição da marcha até aos 24 meses 14 9
Dos 24 aos 36 meses 18 12
Dos 3 aos 4 anos 25 15
Dos 4 aos 5 anos 25 16
Dos 5 aos 6 anos 25 18

* (Portaria n.º 262/2011 de 31 de Agosto e Dec-Lei nº 147/97 de 11 de Junho)

Salas por meio ano até aos 3 anos

Porque sabemos que a curva de desenvolvimento nos primeiros anos de vida é muito íngreme, e fazemos questão que a abordagem de cada uma das salas seja o mais adequada possível ao estádio de desenvolvimento das crianças que a compõem/integram.

Perfis de Competências para aferir nível de desenvolvimento efectivo

A importância que atribuímos ao nível de desenvolvimento efectivo de cada criança faz com que seja esta observação cuidada e atenta – feita através dos Perfis de Competências – que oriente a distribuição das crianças pelas salas (e não apenas a idade cronológica). Fazemos questão de respeitar o ritmo de cada criança e estamos interessados no seu desenvolvimento global equilibrado, ou seja, que ela se desenvolva equilibradamente em todos os domínios (físico, cognitivo, social, emocional).

Link diário para manter os pais informados

Porque damos muita importância ao envolvimento dos Pais e das Famílias. Sendo o nosso principal objectivo (e prioridade) o mesmo – a felicidade dos filhos – a parceria, a partilha e a comunicação têm que ser uma realidade constante. Também porque esta proximidade, abertura e transparência têm efeitos muito positivos nas crianças, fazendo-as sentir-se mais felizes e seguras na escola. Assim, criamos frequentemente oportunidades e desafios para o envolvimento dos pais e das famílias, encorajamo-los a surpreenderem-nos com as suas iniciativas, mantemo-los diariamente a par das actividades dos filhos e das suas rotinas, através de um “link” enviado por email, reunimo-nos individualmente com eles, duas vezes por ano (ou sempre que uma das partes o considere pertinente), para uma partilha formal de conquistas, esforços e curiosidades.

Totalidade da equipa com formação adequada

As responsáveis pelas salas, incluindo as dos Bebés (em que não existe obrigação legal), têm o curso de Educação de Infância e as auxiliares têm todas o curso de Auxiliar de Educação ou equivalente.

Missão

Hoje é indiscutível que os primeiros anos de vida de uma criança são cruciais para o seu desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. E também para a sua vida futura, como cidadã e como co-construtora da sociedade de amanhã.

A nossa missão é oferecer cuidados e educação de infância de elevada qualidade.

O crescimento, o desenvolvimento equilibrado e global, e a felicidade das crianças que nos são confiadas são a nossa prioridade.

Filosofia

Pretendemos ser uma extensão vital da família, partilhando o carinho e o interesse pela criança e ajudando a construir a base da sua felicidade e sucesso.

Queremos ser os parceiros dos pais que partilham os nossos objectivos, que são exigentes relativamente à educação dos filhos e que desejam participar no seu processo de aprendizagem.

Segurança

A segurança das crianças que nos estão confiadas é crucial para nós e os sistemas de segurança implementados nas nossas instalações – identificação biométrica e controlo de check-in/check-out – são uma mais valia, tanto para a Tutor T, como para os Pais.

A identificação biométrica, que exige o registo da impressão digital, garante que só é permitida a entrada livre no espaço da escola aos Pais e às pessoas por eles autorizadas a terem livre acesso aos filhos. Além de ser facilitador no momento de entrega e recolha das crianças.

O sistema de check-in/check-out, em que, através de um écran tátil, quem vem trazer ou buscar as crianças tem de se identificar, ficando desta forma construído um registo individual de cada criança que marca a que horas e com quem chegou e a que horas e com quem saíu, é também valioso em termos de segurança para a Tutor T, uma vez que permite saber, em todos os momentos do dia, quantas crianças se encontram no recinto da escola.

Equipa

Todos os nossos colaboradores são profissionais de educação de infância com formação, competência, dedicação e entusiasmo.

Cada sala tem a sua própria equipa – uma Educadora de Infância e uma Auxiliar de Educação – com formação técnica e pedagógica adequada para acompanhar o crescimento das crianças respeitando o seu próprio ritmo e dando enfoque a aspectos como a auto-estima, a auto-confiança, a saúde e o bem-estar e o desenvolvimento cognitivo. Cabe à equipa proporcionar experiências de aprendizagem que vão ao encontro dos interesses das crianças e que as preparem para as aventuras que o futuro lhes reserva.

Equipas
  • Bebés
    Bebés

    Maria F. Rego (Educadora de Infância)
    Andreia Quaresma (Auxiliar de Educação)

  • Toddlers Pequenos
    Toddlers Pequenos

    Rita Rovisco (Educadora de Infância)
    Vanda Lages (Auxiliar de Educação)

  • Toddlers Grandes
    Toddlers Grandes

    Joana Condeixa (Educadora de Infância)
    Patrícia Santos (Auxiliar de Educação)

  • Twaddlers
    Twaddlers

    Susana Luz (Educadora de Infância)
    Andreia Ferreira (Auxiliar de Educação)

  • PE1-B
    PE1-B

    Joana Graça (Educadora de Infância)
    Tânia Gonçalves (Auxiliar de Educação)

  • PE1-A
    PE1-A

    Joana Cravo (Educadora de Infância)
    Cláudia Vieira (Auxiliar de Educação)

  • PE2
    PE2

    Amandine Pereira – Didi (Educadora de Infância)
    Vera Costa e Marta Lourenço (Auxiliares de Educação)

  • PE3
    PE3

    Ana Ladeiras (Educadora de Infância)
    Marlene Simão (Auxiliar de Educação)

  • Part Time
    Part Time

    Sónia Cruz (Psicopedagoga)
    Mª João Lemos (Auxiliar de Educação)

Front-office
  • Recepção
    Recepção

    Margarida Monsanto

Direção
  • Psicóloga
    Psicóloga

    Catarina do Passo

  • Directora
    Directora

    Teresa Prazeres

Quer trabalhar connosco?

Caso tenha uma licenciatura na área de Educação de Infância ou um curso técnico de Auxiliar de Educação (ou equivalente), poderá enviar-nos a sua candidatura.