Pré-Inscrição

Em Creche, Curriculum é tudo o que acontece na sala:

  • São as relações que se estabelecem com as crianças, e se fomentam também entre elas;
  • São os espaços que se criam (e renovam) para, e com elas, num esforço diário de igualar as suas expectativas e responder aos seus interesses;
  • São as experiências que se lhes proporcionam, de acordo com os seus interesses e onde possam participar activamente.

Acreditamos que a construção de relações seguras com os adultos de referência da sala proporciona às crianças os alicerces de toda a aprendizagem e afigura-se como instrumento precioso na conquista da confiança e segurança necessárias para que consigam, posteriormente, construir relações sociais de forma autónoma.

Ao compreendermos os estádios de desenvolvimento da criança e ao fazermos uma observação constante das suas acções na sala, conseguimos criar com cada uma das crianças relações estimulantes que as valorizam e nos permitem conhecer em profundidade as suas necessidades e gostos pessoais, e sintonizar as nossas acções com as suas expectativas.

Ao criarmos este ambiente relacional securizante, temos a certeza de estar a apoiar as nossas crianças a desenvolverem as suas competências e as suas capacidades de confiança e independência.

Construímos relações fortes…

  • Respondendo às suas necessidades básicas no que se refere a alimentação, higiene, repouso, saúde e segurança;
  • Observando-as de perto;
  • Falando e respondendo de forma afectuosa;
  • Escutando-as (descodificando, primeiramente, os sons que fazem,
    depois as palavras que começam a balbuciar e a dizer, a seguir as
    frases que ousam formar, até às conversas que gostam de entabular…, observando sempre, as suas expressões faciais e linguagem corporal);
  • Interagindo com elas durante:
    – Rotinas de higiene (mudas de fralda, idas ao bacio, lavagem de mãos, …);
    – Refeições;
    – Brincadeiras que partilhamos;
    – Quando as temos ao colo ou junto a nós, e lhes tocamos e abraçamos com carinho;
    – Estabelecendo contacto visual.

Os espaços são criados para e com as crianças de forma a que se sintam seguras, especiais e amadas.

Queremos com isto dizer que qualquer espaço é passível de sofrer alterações, tanto pela disposição do mobiliário, como pela inclusão de produtos do trabalho das próprias crianças ou outras contribuições que lhes pareçam importantes e significativas.

Ao querermos que as crianças aprendam com o ambiente que as rodeia, com as experiências que lhes proporcionamos e através do contacto e partilha que têm umas com as outras, parece-nos fundamental que o próprio espaço viva de acordo com os seus reais interesses e se revista dos seus contributos, de forma a que se revejam e se identifiquem nele.

Para nós, na Tutor T, o espaço ideal não é aquele que permanece ordenado e imutável… O espaço ideal é aquele que, oferecendo apoio às necessidades básicas das crianças, é também adequado às suas brincadeiras e dotado de materiais didácticos que fomentam e suportam as suas necessidades de exploração através de uma aprendizagem activa, mas acima de tudo, é um espaço onde cada criança se revê e se sente confortável e segura.

As crianças precisam de…

  • se movimentar, porque aprendem ao movimentarem-se de muitas maneiras diferentes
  • explorar, porque aprendem explorando o ambiente através dos seus corpos e dos seus sentidos
  • socializar, porque praticam as competências sócio-emocionais interagindo umas com as outras
  • estar com os adultos, porque desenvolvem a noção básica de confiança e do seu valor próprio através de relações saudáveis e afectuosas com eles
  • experiências interactivas que tenham significado para elas, que sejam interessantes e divertidas, porque elas aprendem quando estão envolvidas e interessadas.

É por isso que a Agenda Semanal da Creche contempla experiências diferentes todos os dias, proporcionadas na sala e fora dela, que incluem Dinamização de Histórias, Animações Culturais, Manhãs de Arte (com base na observação de obras de arte), actividades de Ponto de Partida (centradas nos interesses específicos de cada criança), Sessões Interculturais (visita a outras salas) e também, simplesmente, Explorar, Descobrir e Brincar.

O nosso curriculum inclui 2 actividades semanais para todas as salas de Creche – Expressão Motora e Expressão Musical (a que acresce o Inglês e a Educação Artística, a partir dos 3 anos).