Pré-Inscrição

Dos 4 meses à aquisição de marcha

Ainda que os bebés possam demorar algum tempo a processarem toda a informação que lhes chega do mundo envolvente, conseguem, desde muito cedo, encontrar alegria e conforto na forma como vozes, caras e sensações se lhes vão tornando familiares. A relação afectuosa e próxima que é estabelecida entre a Equipa e os bebés, no espaço que é criado e renovado para eles, ajuda a que os bebés se sintam sempre mais confiantes e propensos à descoberta e à exploração.

O dia-tipo das Salas dos Bebés é, na verdade, muito atípico, porque se respeitam os horários e ritmos de cada bebé, dando continuidade à rotina específica de cada um.

No entanto, todos os bebés têm oportunidade, diariamente, de participar em novas oportunidades de descoberta e crescimento, em pequenos grupos, ou individualmente, pelo que, se espreitar pelas nossas janelas de observação (existentes em toda as salas), poderá deparar-se com:

  • Bebés dispostos em meia-lua no chão, atentos a uma história que lhes é contada, expressivamente, por uma das Responsáveis de sala. Os bebés poderão estar sentados por si, outros ainda com apoio ou aconchegados em espreguiçadeiras, mas todos terão depois oportunidade de ver e tocar no livro, porque acreditamos que o contacto precoce com os livros e as histórias assume um papel fundamental num futuro gosto pela leitura e no desenvolvimento do vocabulário.
  • Bebés sentados na sua “mesa de trabalho”, explorando a cor, a textura e a temperatura de uma tinta que espalham pela mesa com as mãos ou aplicam numa folha disposta à sua frente (mas que poderá deixar também vestígios noutras partes do corpo!). Paralelamente a esta exploração, uma das Responsáveis de Sala vai narrando em voz alta as acções de cada bebé, estabelecendo contacto visual com cada um deles, por forma a verbalizar o que eles absorvem com os sentidos.
  • Um bebé sentado no chão em frente a uma educadora, que ora tapa, ora destapa, ora esconde, ora mostra, determinado objecto, porque está a trabalhar o sentido da permanência dos objectos;
  • Um bebé a tentar entusiasticamente rastejar por uma rampa de espuma acima, para conseguir o boneco que o espera ao cimo da mesma, enquanto explora as capacidades do seu corpo e treina a locomoção.

Para além da infinidade de actividades orientadas, claro que também poderá encontrá-los a verem-se ao espelho, divertidos com a sua imagem reflectida, a tentarem construir uma torre com 2 ou 3 cubos, ou a explorarem um dos muitos brinquedos educativos, adequados ao seu nível de desenvolvimento (ou materiais de desperdício seleccionados), que lhes estão acessíveis e que evocam e satisfazem a sua curiosidade natural, proporcionando-lhes o conhecimento do mundo que os rodeia.

Pode acontecer que também os veja em brincadeira no espaço exterior e coberto anexo às salas, ou mesmo a dar um passeio de buggy pela zona envolvente, desfrutando de um dia bonito!