Pré-Inscrição

Atividades Extra Curriculares

Aos 3 anos, as crianças estão notoriamente mais independentes e autónomas, ingressando no Jardim de Infância muito mais hábeis numa série de competências que foram adquirindo até aqui.

A sala dos 3 anos

Nesta fase do seu desenvolvimento, as crianças apresentam uma linguagem e um vocabulário cada vez mais desenvolvidos e complexos, a par de uma curiosidade também cada vez maior em relação ao mundo que as rodeia.

Aos 3 anos, as crianças mantêm-se bastante ativas e muito mais emotivas do que anteriormente, podendo persistir algumas birras quando contrariadas, mas apreciando muito mais conversar sobre os turbilhões de emoções que começam a conseguir identificar e expressar mais fluentemente.

A presença cada vez mais inequívoca de uma imaginação bastante fértil faz com que as crianças de 3 anos sejam também muito criativas a todos os níveis, apreciando bastante as atividades ligadas aos domínios das expressões.

Projetos

Atentos a todas estas caraterísticas, delineámos e estruturámos uma rotina diária para as crianças da Sala PE1, partindo dos seus interesses, procurando que elas se revejam em todos os aspetos do ambiente educativo.

Desta foma, as manhãs são dedicadas à realização de projetos propostos pelo grupo (como por exemplo: “Os Bombeiros”, “A Praia e os
Animais Marinhos”, “Como se chamam os países do Espaço?”, “Os Leões e a Savana” e “De onde vêm os frutos que comemos na escola?”) e as tardes são complementadas com atividades de diferentes áreas.

Atividades

Por isso, se espreitar pela janela de observação desta sala poderá ver:

  • Crianças reunidas em grande grupo, partilhando uma história, uma canção ou conversando sobre temas de interesse comum ao trabalho de todos;
  • Crianças envolvidas na execução de tarefas relacionadas com o projeto em que estão a trabalhar;
  • Crianças envolvidas em Jogos de Matemática, realizando Experiências Científicas, em aulas de Expressão Motora ou de Expressão Musical, em atividades de Arte, em Jogos Tradicionais ou realizando atividades de Linguagem e Escrita…

E como todas as atividades realizadas só fazem sentido para as crianças se elas se sentirem e souberem verdadeira e ativamente envolvidas, no final da semana, o grupo faz uma reunião onde são debatidos temas significativos, propostos novos desafios em grupo e reconhecidas as conquistas e vitórias do mesmo!